Especialista em estabilidade conjugal, John Gottman aponta que comportamentos podem tornar sua relação mais bem-sucedida.


O sucesso do seu relacionamento depende muito mais do que sete boas dicas de comportamento. Mas, ao longo de suas pesquisas com casais, o professor emérito de psicologia da Universidade de Washington, John Gottman, conseguiu elencar atitudes que com certeza contribuem para um relacionamento feliz. Confira quais são elas:


1. Não espere demais para procurar ajuda

Normalmente, os casais esperam até seis anos para procurar ajuda para seus problemas conjugais (lembrando que metade dos casamentos que terminam o fazem nos primeiros sete anos). Isso significa que a maioria dos casais leva uma vida a dois infeliz por tempo demais.


2. Cuidado com o que diz

Casais que evitam externar cada pensamento crítico que têm durante uma discussão delicada são os mais felizes. Reflita se a sua intenção não é somente agredir o parceiro com as palavras e quais seriam as consequências dessa atitude.


3. Cuidado com o seu tom

Evite levantar questões do relacionamento de modo rude ou impondo culpa ao parceiro. Muitas vezes, o tom de confronto com que você faz esse apontamento é o responsável pelo início da discussão.


4. Aprenda a ceder

O sucesso de um relacionamento depende da capacidade do casal de aceitar a influência que um terá sobre o outro. Saiba admitir quando o parceiro tiver razão e esteja aberto para mudar seus planos diante de um bom argumento.


5. Mantenha seus padrões elevados

Ceder não significa aceitar tudo o que vem do parceiro. Os casais mais bem-sucedidos são aqueles que, desde o início do relacionamento, recusam-se a aceitar um do outro atitudes que magoam. Quanto maior esse nível de intolerância, maior é a felicidade do casal ao longo dos anos.


6. Aprenda a terminar discussões

É preciso saber reparar a situação antes que a discussão fique fora de controle. Algumas dicas são: mudar de assunto; usar de humor; mostrar sua preocupação com apontamentos como “Eu entendo que isso é difícil para você”; deixar claro que aquele é um problema de vocês dois.


7. Foque no lado positivo

Em casamentos felizes, as discussões costumam incluir pelo menos cinco vezes mais apontamentos positivos do que negativos sobre o relacionamento.

Fonte: Editora Abril